segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

CELEBRAÇÃO SOLENE DO CENTENÁRIO

Concluindo os momentos celebrativos do Centenário Paroquial e como ponto mais alto do dia festivo, aconteceu na tarde deste domingo, dia 29 de janeiro, a solene Concelebração Eucarística dando graças a Deus pelos cem anos da Paróquia Senhora Sant’Ana de Santana do Cariri.
Procissão de entrada

Fieis na celebração
A Missa foi realizada no pátio da Igreja Matriz, sendo presidida pelo pároco, padre Paulo Lemos, e concelebrada por vários sacerdotes, dentre eles os Santanenses; Pe. Joaquim Cláudio (Pároco de Penaforte-CE) e Pe. José Fabiano (Pároco de Quitaiús-CE). Também estiveram presentes ex-vigários da paróquia; Pe. Paulo Moura (Ponta da Serra -Crato-CE) que foi vigário entre 1983 a 1990, Pe. Cícero Gomes (Vigário Paroquial da Basílica - Juazeiro do Norte-CE) que foi vigário de 1992 a 1997 e o Pe. Elias Ribeiro (Pároco de Abaiara-CE) que foi vigário entre 1998 a 2007. Além destes concelebraram também: Pe. Antônio Luiz (Pároco de Nova Olinda-CE), Pe. Sebastião Bandeira (Pároco de Potengi-CE), Pe. José Ricardo (Pároco de Ponta da Serra - Crato-CE) Pe. Fco. Edvaldo Marques (Pároco de N. Sra. Aparecida - Juazeiro do Norte-CE) e Pe. Edvan Guedes (Pároco de Grangeiro-CE).
Fieis na celebração
Pe. Paulo e sacerdotes concelebrantes

Ao longo da Missa foram realizados diversos momentos que fizeram referência a história centenária da paróquia. Logo no início da celebração uma pequena imagem de Senhora Sant’Ana foi levada até o altar. A imagem foi adquirida ano passado e apresentada à comunidade na celebração de abertura do ano jubilar. A mesma possui traços da primeira escultura da padroeira, trazida pelos irmãos Feitosas na década de 1710. Esse momento lembrou as origens da comunidade paroquial e a devoção a avó de Jesus Cristo.
Entrada da imagem da padroeira

Réplica da imagem primitiva de Sra. Sant'Ana
O padre Joaquim Cláudio, foi convidado a proferir a homilia e durante este momento ele recordou a caminhada da Paróquia até a celebração deste primeiro centenário. “A festa deste dia é primeiro que tudo um marco da fé cristã católica que aqui foi plantada por homens e mulheres tementes a Deus e ao evangelho e tendo como exemplo de seguimento a Deus, Senhora Sant’Ana, que do alto deste altar abençoa esta cidade com sua paróquia centenária”.
Após a reflexão os leigos, representantes dos conselhos, comunidades, pastorais, grupos, movimentos e serviços da paróquia renovaram o seu compromisso missionário. Em seguida todos fizeram a renovação das promessas batismais e a profissão de fé.
Momento da renovação do compromisso missionário
Na apresentação das oferendas foram levados ao altar um cálice e uma patena, presentes da Paróquia São Sebastião de Nova Olinda à Paróquia aniversariante, da qual fez parte por 63 anos.
Cálice e patena. Presentes da Paróquia São Sebastião de Nova Olinda.

Pe. Paulo apresenta os presentes: Cálice e patena
Ao final da celebração, após os agradecimentos do Pe. Paulo Lemos, foram feitas as homenagens e entrega de lembranças do centenário. Todos os padres que concelebraram, junto com os representantes das comunidades, pastorais e movimentos foram presenteados com um quadro do centenário.
Entrega de lembrança ao Pe. Elias Ribeiro

Entrega de lembrança ao Pe. Paulo Moura

Sacerdotes concelebrantes com lembrança do centenário
Em seguida a comunidade entoou o hino do centenário, composto pela saudosa Maria Eurenice Coelho, 'madrinha da farmácia' como era conhecida. Por conseguinte os fieis lembraram a consagração da paróquia ao Coração de Maria.
Concluindo a celebração festiva, os fieis presentes entoaram o hino da padroeira Senhora Sant'Ana, ao tempo em que houve um show pirotécnico, emocionando a todos.
Fieis cantando hinos do centenário e da padroeira

MAIS FOTOS:
https://www.facebook.com/pg/paroquiasra.santana/photos/?tab=album&album_id=573814079474781

Nenhum comentário:

Postar um comentário