quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

PRIMEIRA REUNIÃO DO 
CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL (CPP)
Nesta quinta-feira, 04 de janeiro de 2017 foi realizada a primeira reunião com o Conselho Paroquial de Pastoral constituído para refletir, avaliar e planejar as ações pastorais da comunidade paroquial.
Fazem parte deste conselho o Paróco Pe. Paulo (Presidente) os coordenadores das Pastorais, Movimentos e Serviços, os coordenadores dos Conselhos das Capelas e dois representantes do Conselho Econômico Paroquial.
PARA ENTENDER:
O que é o CPP?
O Conselho Paroquial de Pastoral é uma equipe, um grupo de fieis escolhidos na comunidade, em comunhão com o Pároco e provisionados pelo Bispo que representam as comunidades/capelas, os ministérios, as pastorais e os movimentos existentes na paróquia.
É um organismo representativo da comunidade paroquial que reflete, planeja e executa as atividades pastorais, tendo em vista realizar a missão evangelizadora da Igreja.

O que faz o CPP?
O CPP tem a missão de garantir a vida de comunhão na paróquia.
É o responsável pela organização e articulação das pastorais, e pela espiritualidade e formação dos fieis.
Ao CPP cabe refletir, planejar, decidir, animar e revisar toda a ação pastoral da paróquia.
Ele deve preparar, organizar e realizar as ASSEMBLEIAS PAROQUIAIS DE PASTORAL, que são a instância mais importante da caminhada pastoral da paróquia.
O CPP encaminha a realização  do PLANEJAMENTO PAROQUIAL DE PASTORAL  e o PLANO PAROQUIAL DE PASTORAL.

Por que CPP?
Desde o Concílio Vaticano II (1962-1965) a Igreja Católica assumiu um novo rosto. Ela foi definida como Povo de Deus. Insiste-se mais na dimensão da Igreja-Comunhão. É o novo jeito de ser Igreja-Família, Igreja-Participação, Igreja-Comunidade, Igreja-Povo.

Nela todos os fieis são corresponsáveis pela vida cristã e pela missão evangelizadora.
Todos os batizados têm carismas ou dons para serem colocados a serviço da comunidade.
O CPP é a expressão organizacional da Igreja que pretende ser mais participativa e comunitária.
Através dele a comunidade assume a fé de forma concreta, tomando parte nas decisões da paróquia.
PRÓXIMOS PASSOS
Assembleia Paroquial de Pastoral:
A assembleia é um momento dinâmico de integração e comunhão entre as pessoas que compõem a comunidade paroquial, além de fortalecer as pastorais, movimentos e serviços e acontece uma vez por ano.

Plano Paroquial de Pastoral:
O  Plano Paroquial de Pastoral é o resultado daquilo que foi planejado na assembleia da paróquia, contemplando a vida e as ações de todas as comunidades e da matriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário