BREVE HISTÓRICO DA PARÓQUIA SENHORA SANT’ANA

Mapa do município de Santana do Cariri-CE
A Paróquia Senhora Sant’Ana, de Santana do Cariri, vinculada à Diocese de Crato, foi criada por Dom Quintino Rodrigues, primeiro bispo dessa Igreja Particular, em 30 de Janeiro de 1917.

Delimita-se territorialmente com as paróquias dos municípios de Araripe, Potengi, Assaré, Altaneira, Nova Olinda, Crato e Exu. Com uma área de cerca de 856km quadrados, possui 25 comunidades com capela e outras tantas que ainda não possuem.

A história da paróquia remonta às origens do nosso município. O Vale do Rio Cariús, antes habitado pelos índios Buxixés foi colonizado pela família Feitosa que aqui erigiu uma capela e disseminou a devoção a Santa Ana. 

Vale do Rio Cariús
Vale do Rio Cariús
Com o transcurso dos anos o lugar recebeu o nome de Santana do Brejo Grande, um aglomerado familiar que em 1838 foi elevado à categoria de Freguesia. Entretanto, essa primeira experiência paroquial findou tragicamente após o assassinato do primeiro padre, José Galdino Teixeira, morto em 1844.

Igreja Matriz de Senhora Sant'Ana
Após o acontecimento, Santana voltou a ser capela, vinculada agora a Freguesia de Nossa Senhora das Dores de Assaré. Permaneceu nesta condição por um bom tempo. Até que em 1886, com a visita pastoral do então bispo do Ceará, Dom Joaquim José Vieira, os fieis da paróquia pediram ao bispo que a paróquia fosse restaurada, o que não aconteceu. Porém, Dom Joaquim permitiu que os Padres de Assaré, morassem a partir dessa data em Santana.

Como estava possuindo privilégios de paróquia, com a presença de sacerdotes a comunidade conseguiu construir a atual Igreja Matriz. Demoliram a antiga e já deteriorada capelinha em 1896 e começaram a construção de um imponente templo, somente concluído em 1911, após 15 anos de muito trabalho. A inauguração do relógio e a benção dos sinos da nova matriz se deu em 28 de maio de 1911.

Vendo o desenvolvimento do município de Santana do Cariri, Dom Quintino resolveu então restaurar a paróquia. A mesma foi oficialmente inaugurada em 04 de fevereiro de 1917.


O MUNICÍPIO
Santana do Cariri, inicialmente chamada de Brejo Grande, era uma localidade habitada pela tribo indígena denominada de Buxixés. Suas origens remontam ao final do século XVII, quando os colonizadores, João Alves Feitosa e José Alves Cavalcante, procedentes da Capitania de Pernambuco, pediram e obtiveram terras nas margens do Riacho Brejo Grande, hoje rio Cariús.
Vista da cidade de Santana do Cariri-CE
Diante das condições geologicamente favoráveis à pecuária e, sobretudo, à agricultura, houve rápido desenvolvimento do reduto, atraindo novos moradores. Com o afluxo de moradores, foi erguida uma capela em louvor à Senhora Santana, local da atual Matriz. A elevação do arraial à categoria de Vila ocorreu em 1885.
Localização do município de Santana do Cariri-CE
O Município de Santana do Cariri compreende uma base territorial de 856km e e localiza-se a 550km de Fortaleza. Possui uma população de 17.181 habitantes, segundo censo do IBGE realizado em 2010.
É conhecido por possuir um patrimônio fossilífero excepcional. Abriga o Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri- URCA e atrai anualmente mais visitantes do que a quantidade de moradores existente no município. A cidade destaca-se, também, pela produção do artesanato com a temática paleontológica, com a reutilização de materiais. Todos esses fatores contribuem para que Santana do Cariri tenha recebido o título de Capital Cearense da Paleontologia, do Governo do Estado do Ceará.
O Museu de Paleontologia reúne mais de 7.000 peças fósseis, datadas de períodos geológicos como o jurássico e o cretáceo, entre 145 e 100 milhões de anos atrás. As réplicas de seres vivos que habitaram nosso planeta, antes da existência do homem, podem ser adquiridas no museu.
Museu de Paleontologia
Do Pontal da Santa Cruz, os turistas podem observar um cenário privilegiado de Santana do Cariri e do vale, além do pôr-do-sol da vista panorâmica oferecida pelo mirante, como um dos mais belos cartões postais do Cariri.
Pontal da Santa Cruz
Santana é ainda a terra da Serva de Deus Benigna Cardoso da Silva, uma jovem assassinada aos 13 anos de idade, em defesa da castidade. Atualmente essa santanense é motivo de um processo de Beatificação que tramita no Vaticano e poderá ser, em tempo próximo, a primeira Beata Cearense.
Memorial de Benigna - Bairro de Inhumas

Nenhum comentário:

Postar um comentário